Santa Cruz da Baixa Verde, no sertão do pajeú, poderá assistir pela terceira vez em sua história política, o embate de três candidaturas disputando o executivo do município, caso o cenário atual permaneça inalterado.
Desde que tornou-se município emancipado em 1991, a capital da rapadura passou por 7 processos políticos para a escolha do seu governante.
Em apenas 2 ocasiões, os santa-cruzenses acompanharam o embate com mais de 2 dois nomes, disputando a preferência do eleitorado do município.
Uma delas aconteceu em 1996, quando o ex-prefeito Zé Bezerra, na época derrotou seus dois adversários políticos (Ivo Diniz e José Gomes), e governou a terra da rapadura pela primeira vez.
A outra ocasião ocorreu em 2004, quando o ex-prefeito Dr. Fanão, disputou e acabou vencendo Irlando Parabólicas e Armando Nunes, que foi o primeiro prefeito eleito da história politica de Santa Cruz da Baixa Verde.
O ano de 2020 chega, podendo repetir-se novamente a disputa entre 3 nomes, conforme cenário previsto com as pré-candidaturas de Filipe Tavares, Irlando Parabólicas e Dr. Marcos Florentino.
As convenções partidárias se aproximam, e com isso os santa-cruzenses poderão ter a certeza dos nomes que disputarão o pleito do municipal em 2020.