Atualizado às 01H:05Min. deste sábado (24)
As eleições municipais de 2020 no município de Calumbi no Sertão do Pajeú, aguarda uma decisão final da Justiça Eleitoral, para definir como será a disputa pelo poder executivo do município.
Sandra Magalhães (PT), atualmente é prefeita do município e buscará a reeleição em 15 de novembro próximo, data marcada pelo TSE para ocorrer o primeiro turno das eleições municipais de 2020.
A candidata filiada ao partido dos trabalhadores, teve todos seus atos eleitorais e registro de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral de Pernambuco, estando dessa forma apta para disputa do pleito municipal.
Do lado oposicionista, o ex-prefeito Joelson trava um batalha jurídica para viabilizar sua candidatura eleitoral e poder assim concorrer a prefeitura do município.
O ex-prefeito governou Calumbi por dois mandatos, e em 2020 decidiu disputar novamente na perspectiva de retornar ao comando do município, para isso aguarda a decisão da Justiça Eleitoral sobre o registro de candidatura.
Joelson enfrenta um processo judicial que culminou na reprovação de uma das suas prestações de contas durante o período em que foi gestor do município.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, acabou reprovando a prestação de contas do exercício de 2012 do ex-prefeito e encaminhou a Câmara de Vereadores do Município, o parecer do julgamento realizado pelo Tribunal recomendando a casa legislativa a reprovação das contas.
No ano de 2017, a Câmara de Vereadores acatou o parecer e rejeitou as contas de Joelson do exercício informado, deixando assim a situação politica do ex-prefeito difícil.
Passado esse período, e chegando ao período eleitoral de 2020, Joelson registrou sua intenção de concorrer ao processo eleitoral, e recorreu ao TJPE para anular a decisão da Câmara Municipal de Vereadores do Município, alegando que não teve direito a defesa.
Em 1° instância, o Juiz da Comarca de Flores negou o recurso impetrado, o jurídico do ex-prefeito decidiu então recorrer em 2° instância da decisão, no dia 04 de outubro de 2020, o Desembargador Itabira de Brito Filho deferiu o pedido de Joelson e suspendeu o ato administrativo realizado pela Câmara de Vereadores que levou a rejeição das contas do ex-prefeito.
Na noite desta sexta-feira (23),o Portal Baixa Verde Notícias publicou equivocadamente a informação que o Juiz Eleitoral da 108° ZE-PE havia deferido o registro de candidatura do ex-prefeito para concorrer ao pleito municipal em Calumbi.
A decisão proferida pelo Juiz, trata-se do deferimento do pedido de registro da coligação “Unidos Por Calumbi, formada pelos partidos AVANTE, PCdoB e PSL, referente ao DRAP, que é o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários.
Com isso, o registro de candidatura de Joelson, segue aguardando a decisão final da Justiça Eleitoral.