Publicado às 18h28 desta terça-feira (18)
Na quarta-feira (12), Davi Nunes Moreira, de 14 anos, morreu após ser internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no sudoeste da Bahia. O motivo: ele injetou uma substância na própria perna, como parte de um desafio que encontrou na internet.
Antes de falecer, o jovem contou à equipe médica que havia comprado uma seringa em uma farmácia, preparado a substância com uma borboleta amassada em água e aplicado o líquido na perna. Ele ficou sete dias internado no hospital local antes de ser transferido para o HGVC, onde morreu.
Após a morte do filho, o pai encontrou a seringa citada por Davi embaixo do travesseiro do garoto, enquanto arrumava a casa. O velório e o enterro do adolescente ocorreram na sexta-feira (14). A Polícia Civil aguarda o laudo pericial para determinar a causa da morte.
Quais são os riscos das borboletas?
Algumas espécies de borboletas têm substâncias que podem ser venenosas para humanos. Uma delas pode causar danos ao coração: glicosídeo cardíaco. Essas substâncias são obtidas através das plantas que elas comem, segundo artigo publicado pela Universidade de Wisconsin, nos EUA.
Um dos efeitos do glicosídeo é o aumento da força da contração cardíaca, que pode ser fatal a depender da dose.
“Eles são venenosos para a maioria dos vertebrados (animais com espinha dorsal), mas podem não ser venenosos para invertebrados (animais sem espinha dorsal)”, ressalta o artigo.
No caso de Davi, as causas de sua morte estão sendo investigadas pela 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista.
Cuidados com adolescentes e crianças na internet
A advogada Alessandra Borelli ressalta que é preciso que os pais ou responsáveis acompanhem de perto o que seus filhos estão consumindo na internet. Além disso, é preciso que as crianças sejam orientadas sobre a utilização segura do ambiente digital, com alertas sobre os perigos e a definição de limites a serem observados. O mais importante é encorajar a criança ou o adolescente a compartilhar com os responsáveis suas experiências pessoais.
Fonte: SBT News