Início NOTÍCIAS Contas de luz devem subir 13% em 2021, maior aumento em 3...

Contas de luz devem subir 13% em 2021, maior aumento em 3 anos

Publicado às 08h29min desta terça-feira (23).

G1 Notícias

O aumento médio nas contas de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018, de acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

Atualmente, informou ele, a estimativa da agência é que o aumento médio fique em 13% em 2021. Esse percentual cairia para 8% com a devolução aos consumidores de uma parte dos R$ 50 bilhões em impostos cobrados a mais nas contas de luz nos últimos anos (leia mais abaixo).

Mesmo assim, o aumento de 8% continuaria sendo o maior desde 2018, quando a alta média das tarifas foi de 15%.

G1 procurou o Ministério de Minas e Energia, mas não obteve resposta. O Ministério da Economia informou que não comentaria o assunto.

No sábado (20), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica”. Segundo ele, isso é “outro problema” do país. Ele deu a declaração um dia depois de anunciar a troca do presidente da Petrobras, em meio a pressões geradas por seguidos aumentos no preço dos combustíveis.

Esse forte reajuste nas contas de luz viria num momento em que o país ainda sofre com os reflexos da pandemia da Covid-19 na economia. Por isso, segundo informou Pepitone em entrevista ao G1, já estão sendo feitos estudos de medidas adicionais para aliviar a pressão sobre as tarifas de energia.

 

“[O aumento médio de 8%] ainda é alto. Então a gente tem que encontrar medidas adicionais também para trabalhar esses 8%”, disse Pepitone. “Estamos avaliando neste momento quais seriam essas opções, mas estamos buscando medidas neste sentido”, completou.

Ele disse que a contratação de um novo empréstimo bancário, solução encontrada para aliviar dificuldades no setor elétrico em 2014 e em 2020, não foi “cogitada”. Para o diretor-geral da Aneel, o ideal “é buscar recursos no próprio setor para abater essas tarifas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Contas de luz devem subir 13% em 2021, maior aumento em 3 anos

O aumento médio nas contas de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018, de acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

Santa Cruz da Baixa Verde registra mais dois casos positivos por Covid-19 nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz da Baixa Verde, divulgou na noite desta segunda-feira (22), mais um boletim epidemiológico com os números atualizados da covid-19 no município.

Confira as ocorrências policiais deste fim de semana em Santa Cruz da Baixa Verde

RESUMO DO FATO: Policiais Militares do 14°BPM durante patrulhamento no endereço citado, visualizaram o veículo HONDA NXR 150 BROS que o condutor ao perceber a presença do policiamento empreendeu em fuga em alta velocidade, ao ser realizada abordagem nada de ilícito foi encontrado.

Covid-19: Santa Cruz da Baixa Verde atualiza boletim com um novo caso confirmado

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz da Baixa Verde, atualizou nesta sexta-feira (19) mais um boletim epidemiológico com os números da covid-19 no município.