Calumbi possui mais eleitores do que habitantes

0
314

O município de Calumbi no Sertão do Pajeú apresenta um fato curioso que chamou atenção quanto ao pleito eleitoral de 2020,  de acordo com levantamento de dados obtidos pelo G1 através de consulta realizada por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Tribunal Superior Eleitoral, comprovou que o município possui mais eleitores do que habitantes.

O interessante é que outros municípios Pernambucanos também apresentam a mesma  diferença em relação os dados pesquisados.

Cumaru, no Agreste de Pernambuco, possui 10.192 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que há 15. 335 pessoas aptas a votar nas eleições em 2020. Em números absolutos, a cidade lidera a lista nacional de municípios com mais eleitores do que habitantes.

Em Calumbi, são 5.747 moradores e 6.154 eleitores.

Razões da diferença

De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, a diferença acontece por causa da metodologia empregada na estimativa da população pelo IBGE e no cadastramento eleitoral feito pelos cartórios eleitorais, principalmente em cidades com menos de 10 mil habitantes.

Segundo ele, deve ser levado em conta o fator de pessoas que moram em cidades maiores da região para trabalhar ou estudar, mas voltam para seus municípios de origem para votar.

“O censo do IBGE acontece a cada dez anos e vai usando uma ferramenta de estimativa de população, que pode ficar defasada em relação às políticas públicas da cidade. Nosso cadastro eleitoral utiliza comprovante de residência atualizado”, afirma Orson

Com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui